O Imperialismo
A expansão dos países europeus teve início após haver um intenso processo de industrialização nos países europeus como Alemanha, Itália e Rússia. Esta industrialização gerou uma forte concorrência entre as nações que passaram a disputar territórios e estabelecer suas fronteiras com exércitos modernizados.
As nações imperialistas do século XIX , demonstrou sua força ao dominar muitos países , principalmente na África e na Ásia. As expansões para essas regiões foram marcadas por varias tensões e guerras como por exemplo, a África, que teve seu território dividido. Os europeus não assumiam seus interesses econômicos com facilidade, quando necessário, eles afirmavam que estavam levando a civilização aos povos atrasados.
Como consequência, tribos africanas inteiras foram destruídas com a divisão enquanto que algumas se mesclavam com outras que eram suas rivais históricas.
A Inglaterra nesta época, ficou conhecida como o grande império, por ter exatamente esta grande expansão, que também integrava grandes países como a Índia e a Austrália.
O imperialismo chegou " ao fim", quando as tensões nacionalistas se tornaram mais fortes. Tensões nacionalistas, era a ideia de pertencer à uma nação. O discurso nacionalista serviu para desenvolver a expansão territorial de alguns estados, situação que era necessária para unir os povos. Assim, começaram a surgir alguns grandes movimentos nacionalistas que iriam influir na grande guerra.
O primeiro que se pode referir é o plano da Grande Sérvia. O objetivo era unir os povos sérvios, e se iniciou depois que a Sérvia se libertou do Império turco. Essa proposta iria levar o desenvolvimento da guerra dos Balcãs provocando os sentimentos nacionalistas contra