Declaracao De Bangkok 1
Sub-Região Brasil
A CARTA DE BANGKOK PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
NO MUNDO GLOBALIZADO1
Introdução
Área de atuação.
A Carta de Bangkok (CB) identifica ações, compromissos e garantias requeridos para atingir os determinantes de saúde no mundo globalizado por meio da promoção da saúde (PS).
Propósito.
A CB afirma que as políticas e parcerias para o empoderamento das comunidades e para a melhoria da saúde, e da eqüidade em saúde, deveriam ser situadas no centro do desenvolvimento global e nacional.
A CB complementa e desenvolve os valores, princípios e estratégias de ação da PS estabelecidas pela Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, assim como as recomendações das conferências de PS subseqüentes, confirmadas pelos Estados Membros, através da Assembléia Mundial de Saúde.
Audiência.
A CB pretende atingir pessoas, grupos, e organizações de importância crítica para os empreendimentos em saúde, incluindo:
? Governos e políticos em todos os níveis
? Sociedade civil
? Setor privado, e
? Organizações internacionais
? Comunidade da saúde pública
Promoção da Saúde
As Nações Unidas reconhecem que desfrutar o mais elevado estado possível de saúde é um dos direitos fundamentais de todo ser humano, sem discriminação. A PS é baseada neste direito humano prioritário e oferece um conceito positivo e inclusivo de saúde como determinante da qualidade de vida, que inclui o bem estar mental e espiritual.
A PS é um processo de capacitação de pessoas para exercerem controle sobre sua saúde e seus determinantes, e, portanto, para melhorarem a saúde. Apontando para os determinantes da saúde
Contexto em mudança
O contexto mundial para a PS tem se alterado marcadamente desde o desenvolvimento da Carta de Ottawa.
Fatores críticos.
Alguns dos fatores críticos que hoje influenciam a saúde incluem:
? Aumento das desigualdades dentro de cada país e entre países
? Novos padrões de consumo e comunicação
? Comercialização
1
O presente documento é tradução realizada pela