CARTAS E DECLARAÇÕES INTERNACIONAIS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
DISCIPLINA: EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
ATIVIDADE: CARTAS E DECLARAÇÕES INTERNACIONAIS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
CARTAS/
DECLARAÇÕES
ANO PAÍS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Alma Ata
1978 URSS Conferência Internacional sobre Cuidados de Saúde Primários visa a promoção de saúde para todos no ano 2000 . Mostra que a saúde é a mais importante meta social mundial e que, para a sua realização, faz-se necessária a integração com os diversos setores sociais e econômicos e evidencia a participação efetiva do Governo na saúde do seu povo através da promoção de políticas de saúde que visassem o bem-estar físico, mental e social como direitos fundamentais dos seus habitantes, enfatizando-se principalmente os cuidados primários mostrando que esses constituem a chave para que essa meta seja atingida.
Ottawa
1986 Canadá A Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, visa principalmente a necessidade de saúde nos países industrializados. A Carta defende a promoção de saúde como fator fundamental de melhoria da qualidade de vida , estabelece fatores de importância para o alcance de uma política de saúde para todos tais como os pré-requisitos para a Saúde: paz, habitação, educação, alimentação, recursos económicos, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social, equidade. E encoraja o uso de estratégias diversas, identificando cinco áreas para a prática da promoção da saúde, Estas estratégias, bem como os objetivos que visam alcançar em termos de promoção da saúde e prevenção da doença, funcionam como base para a criação de programas, permitindo planear, implementar e avaliar acções, campanhas e projetos em inúmeras áreas .
Adelaide
1988 Austrália A declaração de Adelaide tem como tema central a promoção da saúde e politicas publicas saudáveis ressaltando a importância de como criar políticas públicas saudáveis cujo propósito são ambientes físicos e sociais favoráveis a saúde; a preocupação de todas as