A gestão democrática e a função social da escola
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EDUCACIONAL
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
Autor
Agosto/2012
1 INTRODUÇÃO
Atualmente há uma grande preocupação para que a educação chegue a todos e que proporcione condições aos indivíduos de atuarem como sujeitos na sociedade, onde constantes transformações estão ocorrendo, levando-nos a uma necessidade de adaptação e participação social cada vez maior, o que ainda está longe de ser alcançado pela maioria da população.
Torna-se indispensável, dentro desta perspectiva educativa, que todos, educadores ou não, reconheçam a educação como um projeto social importante. Por isto, a educação precisa ser cada vez mais considerada como um dos componentes que podem contribuir de forma significativa na formação de cidadãos responsáveis com determinadas funções na sociedade.
A organização escolar é indispensável para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos educandos. É preciso, pois, compreender como ocorrem as relações do aluno dentro e fora do ambiente escolar; a relação supervisão-escola, a relação professor e escola, a relação pedagógica frente a atitudes, valores, ações, crenças, organização curricular que são objetivados dentro de uma instituição escolar.
Diante desta realidade percebo a importância de desenvolver este projeto com o tema A gestão democrática e a função social da escola, que tem como objetivo compreender e analisar sua tarefa como instituição social que torna possível o acesso ao saber sistematizado e as relações das propostas educacionais trazidas por uma nova ordem mundial (globalização) e, em especial, as metas estabelecidas na Conferência de Jomtien com o cotidiano das práticas na sala de aula.
Para isso, serão realizadas pesquisas tanto bibliográficas como de campo. A pesquisa de campo para identificar como a escola responde a estas novas exigências da