A Gestalt 1
A percepção é norteada pela busca do fechamento, simetria e regularidade. A Junção destes pontos cria sentido à imagem.
Esse reconhecimento se dá através de algumas observações:
A boa forma: diz que quanto mais clara estiver a forma, mais clara será sua separação entre a figura e o fundo. A capacidade de distinguir pessoas parecidas, por exemplo. A ilusão de ótica nos faz confundir imagens, e nesse caso, quanto mais clara a imagem (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade), mais fácil superar a ilusão de ótica.
O meio geográfico: diz que cada pessoa tem uma forma de interagir no meio ambiente, portanto se observarmos a forma de andar, por exemplo, é resultante dessa interação do indivíduo no meio ambiente.
O campo psicológico: Funciona como um campo magnético juntando e dando melhor estrutura às informações observadas. Os elementos tendem a ser agrupados, observa se as semelhanças e o fechamento, onde se completa os elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão.
É possível que uma criança de 3 anos que não sabe ler, distinguir a logomarca de um refrigerante, por exemplo, e nomeá-lo corretamente. Nesse caso, a criança não aprendeu a palavra juntando as letras, mas dando significação ao todo.
Segundo a Teoria de Campo de Kurt Lewin, a forma como o indivíduo interpreta uma determinada situação não está ligada apenas à percepção, mas também às características de personalidade de cada indivíduo, e a forma que está representada no espaço de vida atual do indivíduo. Ou