Gestalt 1
A Psicologia da Gestalt originou-se na Alemanha, por volta do ano de 1910, os criadores dessa teoria foram : Marx Wertheimer (1880-1943) , Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941).
A palavra Gestalt significa “forma” ou “configuração” em português, porém essa tradução não é utilizada por não corresponder seu significado na Psicologia .
O principio da Gestalt é a percepção, quando o estimulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade. Podemos dizer que, ao olho humano percebemos um objeto ao todo, antes de perceber cada detalhe de suas partes individuais. Como por exemplo, quando olhamos uma mesa, não pensamos no pé que à sustenta mas na mesa em si. De acordo com a Gestalt esse movimento acontece por que nossa mente preenche as informações que falta, nós imaginamos como um todo e não suas partes individualmente.
A Gestalt refere-se a um processo de dar forma o que é colocado diante dos olhos e perceber o comportamento humano. Assim como o Behaviorismo, a Gestalt entende a Psicologia como ciência que estuda o comportamento com suas diferenças teóricas.
Segundo o texto o Behaviorismo tem como objetivo estudar o comportamento através da relação estimulo-resposta, desprezando os conteúdos de “consciência” pela impossibilidade de controlar cientificamente essas variáveis. Para os gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estimulo.
O campo psicológico é entendido como um campo de força que nos leva a boa forma. Esse processo ocorre com os seguintes princípios : Proximidade, Semelhança e Fechamento.
A Gestalt dá o nome de insght, o termo que designa uma compreensão imediata.
Kurt Lewin (1890-1947) trabalhou com os criadores da Gestalt na faculdade de Berlim, com essa parceria eles criaram a Teoria de Campo. O principal conceito de Lewin é o espaço vital onde não é só a percepção que determina o