A geração de energia elétrica através das marés
Fernando Teixeira Rocio
Resumo
O foco deste artigo é mostrar de forma simplificada sobre a energia renovável oriunda do mar: A energia maremotriz. A cada dia, a utilização da energia das marés tem se tornado mais atrativa em diversos aspectos, neste trabalho são apresentados os princípios básicos de exploração desta energia, as principais tecnologias utilizadas e princípios de operação de uma usina maremotriz. Além disso, são resaltados alguns aspectos importantes, tais como ambientais e econômicos, que estão envolvidos neste tipo de geração e que precisam ser considerados.
Palavras chave: Energias renováveis, energia maremotriz, marés, eletricidade, eficiência energética.
Introdução
A crescente demanda por energia mundial está fortemente sustentada por fontes não renováveis como carvão e petróleo que representam, segundo o relatório da Agência Internacional de Energia de 2011, cerca de 60%. Não só sua finitude, mas os impactos ambientais dessas alternativas são problemas a serem enfrentados pelo setor energético. O Brasil é um país favorecido por possuir uma bacia hidrográfica que proporciona um potencial energético consideravelmente limpo, e que gera grande parte de sua energia (70,6%), segundo o Balanço Energético Nacional 2014, como pode ser observado nas Figuras 1 e 2.
Figura 1: Matriz energética mundial, Fontes de Energia Primárias no Mundo. Fonte: Relatório
1Inclui gás coqueira
2Inclui importação
3Inclui lenha, bagaço de cana, lixivia e outras recuperações Figura 2: Matriz energética Brasileira. Fonte: Ministério de Minas e Energia - BEN 2014, Relatório síntese, ano base 2013.
As usinas hidrelétricas poluem menos do que as opções de geração encontradas por outros países, mas apresentam um grande impacto no ambiente em que se instalam. Obras gigantescas impactam as pessoas e os animais que viviam nos locais que agora abrigam essas grandes usinas.
Alternativas renováveis e de menor impacto ambiental