Energia das marés
FONTE ALTERNATIVA PARA GERAÇÃO DE ELETRICIDADE
CURSO: Engenharia Elétrica
Adriana Tolentino, Adriano Rabelo, Arthur Silva, Geraldo Vinicius, Ito Yogame, Jonatas Carvalho, Junio Clemente
-------------------------------------------------
Resumo – Este artigo descreve o princípio básico de aproveitamento da energia das marés como fonte renovável na transformação de energia elétrica, os projetos e tecnologias em andamento, a possibilidade da implantação desse sistema no Brasil, bem como apresenta um protótipo desenvolvido em pequena escala simulando o funcionamento de uma usina maremotriz.
Palavras-chaves Energia renovável, energia das marés, energia elétrica. 1. INTRODUÇÃO
Desde a Revolução Industrial a energia tornou-se fundamental à vida. O crescimento populacional e econômico requer um aumento na produção de energia elétrica. Uma das maiores preocupações atuais é o que esse aumento de produção de energia pode causar ao meio ambiente. Logo, é preciso resolver a questão energética de forma que o ambiente sofra o menor impacto possível. Neste contexto, a utilização das energias renováveis está em expansão em todo o mundo, e a energia das marés apresenta uma contribuição relevante nesse aspecto, por haver diariamente bilhões de kWh disponíveis no movimento das águas dos oceanos [1].
No que se refere à importância e ao potencial das energias alternativas sobre o foco da geração de eletricidade, a energia das marés é um tipo de energia renovável, não poluente, conhecida e explorada desde a idade média. As marés são oscilações do nível do mar que ocorrem devido à combinação de forças produzidas pela atração do sol e da lua e do movimento de rotação da terra, resultando na formação de ondas e correntes marítimas, que carregam consigo grande quantidade de energia potencialmente aproveitável para a conversão de energia elétrica [2]. 2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2.1 Energia das marés
A idéia de extrair a energia acumulada