A geologia como a ciência da terra
1. INTRODUÇÃO
1.1 Conceituação: As Ciências Geológicas procuram decifrar a composição, estrutura e evolução do Globo Terrestre, bem como os processos que ocorrem no seu interior e superfície.
A Geologia estuda a estrutura da costa terrestre, seu modelado externo e as diferentes fases da história física da Terra (GUERRA, 1972).
O termo Geologia vem do grego: Geo = Terra e logos = Ciência ou Estudo. Esse terno foi usado pela primeira vez pelo bispo RICHARD BURY no livro Philobiblon, por volta de 1473.
1.2 A Geologia Moderna: Os principais autores e obras.
* JAMES HUTTON (1726 -1797) Pai da Geologia, Theory of the Earth - 1785, químico e naturalista (escocês), “O presente é a chave do passado”;
* WILLIAM SMITH (1769 -1839) Primeiro mapa geológico, The Great Map - 1815, (inglês), “Fósseis”, “Sucessão de faunas” e “Correlações de estratos”;
* CHARLES LYELL (1797 -1875) Principles of Geology – 1830, estudo estratigráficos, propôs a divisão do período Terciário em três partes.
1.3 Características: A Geologia é uma ciência de caráter descritivo, histórico e explicativo, ou seja, é uma ciência da observação, interpretação e experimentação.
1.4 Base conceitual: A Geologia é uma ciência de campo muito vasto, necessitando de sólidos conhecimentos de Química, Física e Botânica. Por esse motivo apresenta um leque de conceitos científicos básicos:
a) Física - Propriedades físicas dos materiais terrestres; - Esforços físicos de deformação mecânica; - Movimentos superficiais e internos.
b) Química - Propriedades químicas dos minerais e rochas; - Cristalização e recristalização dos minerais; - Condições de Pressão e Temperatura; - Idades radiométricas dos minerais e rochas.
c) Biologia - Estudo de fosseis de vegetais e animais; - Ações construtivas destrutivas dos organismos; - Formação de rochas de origem orgânica.
d)