geologica teorica e aplicada
JUNDIAÍ, SP
2014
Conceito e Subdivisão da Geologia
O termo Geologia vem da palavra grega, onde GÊ significa Terra e LOGOS, significa Palavra, Pensamento, Ciência. Logo, Geologia significa, a ciência que estuda a Terra. Como ciência a Geologia procura decifrar a história geral da Terra, desde que ela se formou até o presente. Dentro da ciência, na geologia, são distinguidos dois aspectos, dois segmentos:
GEOLOGIA GERAL (DINÂMICA)
GEOLOGIA HISTÓRICA
GEOLOGIA GERAL (DINÂMICA): Estuda a composição, a estrutura e os fenômenos genéticos formadores da crosta terrestre, assim como o conjunto geral dos fenômenos que agem não somente sobre a superfície, como também em todo o interior da Terra.
Duas fontes de energia agem sobre a Crosta Terrestre. Uma proveniente do Sol e outra proveniente do interior da Terra. Devido a estas duas fontes de energia, a Geologia Geral (Dinâmica), foi subdividida em: Geologia Dinâmica Externa: Conjunto de fenômenos que agem na superfície da Terra, esculturando a superfície do globo terrestre, constantemente modificada pelas águas, ventos, etc., ocasionadas pela atuação da energia solar.
Geologia Dinâmica Interna: Conjunto de fenômenos que provém do interior da Terra, formando e modificando sua composição e estrutura.
GEOLOGIA histórica: Estuda e procura datar cronologicamente a evolução geral, as modificações estruturais, geográficas e biológicas ocorridas na história da Terra. Através dela se estabelece a Escala do Tempo Geológico. Outras subdivisões são adotadas, quando a Geologia é utilizada como um instrumento, ou seja, como uma atividade auxiliar, como na Engenharia, na Geografia, na Ciência, etc.
Temos então o surgimento de um novo ramo da Geologia que é a Geologia Aplicada
GEOLOGIA GERAL (DINÂMICA)
GEOLOGIA TEÓRICA (NATURAL)
GEOLOGIA HISTÓRICA
GEOLOGIA APLICADA
Geologia Física – Petrografia, Mineralogia, Sedimentologia, Geologia