A Geografia ontem, hoje e amanha
A GEOGRAFIA ONTEM, HOJE E AMANHÃ
Metodologia do ensino de geografia
Mayara Aline Torres RA. 1112394 / 6ºA – N2
Profª Andréa Primerano
São Paulo
2013
A Geografia de ontem, hoje e amanhã A origem etimológica do termo e derivado dos radicais gregos geo = “Terra” e graphein = “escrever”.
Os gregos foram a primeira cultura conhecida a explorar a Geografia como ciência e filosofia, sendo os maiores contribuintes Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu. Durante a Idade Média, árabes como Edrisi, Ibn Battuta e Ibn Khaldun aprofundaram e mantiveram os antigos conhecimentos gregos. As viagens de Marco Polo espalharam pela Europa o interesse pela Geografia. Durante a Renascença e ao longo dos séculos XVI e XVII, as grandes viagens de exploração reavivaram o desejo de bases teóricas mais sólidas e de informações mais detalhadas. A Geographia Generalis, de Bernardo Varenius, e o mapa-múndi de Gerard Mercator são exemplos importantes.
Durante o século XVIII, a Geografia foi sendo discretamente reconhecida como disciplina e tornou-se parte dos currículos universitários. Ao longo dos últimos dois séculos a quantidade de conhecimento e o número de instrumentos aumentaram. Há fortes laços entre a Geografia, a Geologia e a Botânica.
No Ocidente, durante os séculos XIX e XX, a disciplina geográfica passou por quatro fases importantes: determinismo geográfico, geografia regional, revolução quantitativa e geografia radical.
No Brasil as primeiras tendências Geograficas surgem na década de 40 quando a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia a disciplina na Geografia passou a ser ensinada por professores licenciados, com forte influencia na escola francesa de Vidal de La Blache. A Geografia pode ser