A genética humana e a saúde
A teoria celular é um dos conhecimentos fundamentais da biologia. A teoria indica que todos os seres vivos são compostos por células. Seus idealizadores foram Matthias Jakob Schleiden e Theodor Schwann.
A Teoria Celular foi uma das mais importantes generalizações da história da Biologia. Ficou claro que, apesar das diferenças quanto à forma e função, todos os seres vivos têm em comum o fato de serem formados por células. Portanto, para a plena compreensão do fenômeno da vida, é preciso conhecer as células.
O entusiasmo pela Teoria Celular também levou os biólogos à investigação sobre a origem das células vivas. Alguns acreditavam que as células se formavam espontaneamente, a partir da aglomeração de determinados tipos de substâncias, enquanto outros se opunham a essa idéia, afirmando que uma célula somente podia originar-se de outra célula pré-existente.
Principais idéias
A Teoria Celular tem três idéias principais:
Todos seres vivos, exceto os vírus, são formados por células e por seus produtos. Portanto, as células são as unidades morfológicas dos seres vivos;
As atividades fundamentais que caracterizam a vida ocorrem dentro da célula. Portanto, as células são as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos;
Novas células se formam pela reprodução de outras células preexistentes, por meio da divisão celular.
Esta última idéia foi uma conclusão do Russo Rudolph Virchow em 1855. Ele resumiu essa idéia em uma frase em latim, que se tornou muito famosa: "Ommis cellula ex cellula". A ideia de Virchow foi apoiada, em 1878, pelo biólogo Walther Flemming, quem descreveu a ricos detalhes o processo de reprodução celular.
Os vírus são a exceção à Teoria Celular, pois não possuem célula. Apesar disto, eles precisam estar necessariamente dentro de uma célula viva para se reproduzir (isso confirmou mais ainda que os processos essenciais à vida ocorrem dentro das células).
No século XIX, munidos das conclusões de seus