A fé como ferramenta do cristão
*TEXTO BASE: Hebreus 11 * INTRODUÇÃO Após tantos avisos contra o perigo de um retorno ao passado judaico, o autor da carta traz aos crentes a importância da fé na vida espiritual. Ele descreve a fé como um fundamento sólido, onde podemos confiar tranquilamente. Ao falar da fé, ele expõe a vida de homens de Deus do passado e narra suas façanhas espirituais em nome da fé. Ainda hoje, as mesmas lições de fé precisam ser aprendidas por nós, pois sem fé é impossível agradar a Deus.
1- A IMPORTÂNCIA DA FÉ O autor divino inicia seus discurso definindo a fé como um firme fundamento ( Hb 11.1 ), para em seguida falar sobre sua importância no passado: “ Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.”( Hb 11.2 ), esclarecendo a maneira de se compreender a obra da criação de Deus ( Hb 11.3 ). Neste capítulo de Hebreus a fé torna-se o objeto principal para se alcançar todas as vitórias espirituais.
1.1- A fé na vida de Abel Ao oferecer seus sacrifício a Deus, Abel o faz com fé, recebendo portanto o testemunho divino: “ Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo...” ( Hb 11.4 ). A fé levou Abel a oferecer o melhor de suas ovelhas ao Senhor ( Gn 4.4 ), efetuando para isso um sacrifício diante do Senhor. Da mesma forma nossa vida deve ser sempre oferecida a Deus como verdadeiro sacrifício ( Rm 12.1 ).
1.2- A fé na vida de Enoque A principal característica na vida de Enoque foi sua total devoção a Deus ( Gn 5.24 ). Mas sua vida de fé o levou a ser transladado: “ Pela fé Enoque foi transladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o transladara...” (Hb 11.5 ). Sua devoção, sua fé e seu testemunho agradaram tanto a Deus que Ele o levou para si. Na mesma