a função da escrita
RESUMO
Este trabalho fundamenta-se a partir de uma revisão de literatura, seguida de pesquisas diversificadas, visando uma compreensão da escrita, seu saber e, principalmente, sua função social. Partindo da História da escrita ,seguimos com indagações sobre o problema do analfabetismo em nosso país e sua complexidade diante uma vida social da atualidade. Exploramos o termo letramento, seu significado e importância à prática de leitura e escrita, propondo, assim, um melhor entendimento quanto à necessidade destes saberes e, através do trabalho de campo, exibir as dificuldades encontradas por uma pessoa desprovida destes, buscando indicar o essencial é, não apenas saber ler e escrever, mas possuir tal conhecimento seguido de sua prática para, assim, ser considerado como membro atuante da sociedade em que está inserido.
INTRODUÇÃO
Hoje, como estudante de Pedagogia, compreendi com o decorrer do curso e os conteúdos tratados, a real importância da escrita em nossas vidas, principalmente, tratando-se de uma necessidade básica à inclusão em nossa sociedade. A escrita passou do domínio de uns poucos para um saber universal, considerado um direito de todos. O objetivo da produção textual tem como fonte primordial uma interlocução entre seus agentes, uma relação de compreensão do autor para com o leitor, deixando sempre espaços para uma variação de sentidos diferentes entre eles.
A palavra comporta duas faces, pois procede de alguém e dirige-se para outro alguém, constituindo, assim, o produto da interação do locutor e do ouvinte. Vygotsky (1998).
O domínio de relações como a escrita nasce nas relações com o outro, por conta de nascermos em um mundo letrado, onde escrever uma lista de compras ou preencher um formulário é atividades que tornam o indivíduo mais adaptado à sociedade. A escrita é uma forma legítima de autoria do discurso que, além de registrar a fala, apresenta ideias, conceitos e concepções de mundo e de