A funçao do RH.
(*) Jan Wiegerinck
A empresa é, entre outras coisas, uma comunidade de pessoas. Mas, comunidade com características próprias. Não é, como outras comunidades, uma família, uma nação ou uma igreja. Da empresa, as pessoas fazem parte por livre escolha e para atingirem objetivos que estão fora dela, empresa.
E por ser um tipo especial de comunidade o relacionamento das pessoas com a empresa necessita regras específicas. É na formulação e aplicação destas regras que reside a essência da função de R.H.
R.H. que no uso corrente é a abreviação de recursos humanos. Expressão que não quero usar porque considero que parte da premissa errada: a de que o ser humano seria um recurso, o que não é.
Henry Mintzbery, em artigo publicado na Harward Business Review número 6/98, afirma que “recursos humanos” é provavelmente a expressão mais ofensiva formada em gerenciamento. Mas a sigla R.H. faz parte da terminologia em uso, portanto não há como se comunicar sem usá-la.
A atividade de R.H. é mais recente do que o próprio fenômeno da empresa. A Nação, a Igreja, os exércitos precederam a empresa em séculos e apesar de serem associações humanas e portanto aceitarem regras para o relacionamento entre as pessoas, nunca se preocuparam em definir a função de R.H.
A missão do R.H., hoje faz parte da gerência. Integra o rol de encargos e o nível de responsabilidade da direção geral das organizações empresariais.
Vale a pena lembrar que os conceitos de gerência, desenvolvidos nas empresas, estão sendo adotados em comunidades não empresariais. Também, os relacionados com a função de R.H. Hoje, também em organizações não empresariais atuam profissionais de R.H.
O que faz um RH
As atividades inerentes à função de R.H. evoluíram.
Inicialmente limitados às rotinas administrativas de elaborar folhas de pagamento e tarefas correlatas, foram gradualmente se ampliando e incluindo recrutamento e seleção, administração de benefícios, elaboração do sistema de