A fuga das galinhas
Cenas marcantes
Quando as galinhas conseguiram voar com seu suposto “pássaro” que elas mesmas conseguiram produzir, vencendo os obstáculos que as sufocavam no dia-a-dia; é emocionante ver o entusiasmo de alguém, ao vencer os problemas e as dificuldades.
A galinha foi capturada pelo homem e levada a máquina de tortas, o franguinho saiu a procura dela, para tentar salva-la; mostrou a capacidade do individuo de superar seus medos, além de representar como é importante se preocupar com o outro que está ao nosso lado, tendo que valorizá-lo sempre, pois quando perdemos as pessoas que amamos sofremos e percebemos o seu real valor.
Valores e lições
O filme deve ser visto por crianças e adultos para refletirem de forma divertida sobre o seu dia-a-dia e sobre a rotina que enfrentam, se ela é desafiadora ou massacrante.
Temos que ter um olhar critico sobre todas as informações que recebemos e selecionarmos o que realmente é importante para nossa vida, pois se nos acomodarmos e aceitarmos todas as situações imposta por um grupo ou pela sociedade, ao olhar para trás, veremos que não construímos nem vivemos nossa própria história.
Precisamos também ter cuidado quanto ao preconceito e o julgamento precipitado que fazemos de alguém ou de um grupo, rotulando-os ou sendo injustos com os mesmos.
O filme ressalta que como educadores e participantes de uma unidade escolar temos a necessidade de criar estratégias, levando a escola a repensar diariamente sua prática para tentar superar problemas, para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos nossos educandos, oferecendo assim um ensino de qualidade, formando cidadãos críticos e atuantes, evitando assim a evasão escolar, a repetência, além da dificuldade de interpreta textos e situações problemas.
Além de planejar é necessário trabalhar em equipe, pois sozinho não alcançamos nada. Em equipe o trabalho fica mais eficiente, alcançando melhores resultados, pois um contribui com o outro,