A FORMAÇÃO DO DOCENTE individual
Trabalho individual apresentado ao curso de Linceciatura em História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para disciplinas com requisito parcial para obtenção de média para as disciplinas Politicas Educacionais, Psicologia da Educação, Educação e Inclusão, Lingua Brasileira de Sinais e Seminario II.
Orientador Profª: Raquel Franco; Carlos Eduardo Gonçalves;Edilane Vagula; Sandra Vedoato; Gleiton Luiz de Lima
INTRODUÇÃO
Na escola inclusiva representam o agente determinante na construção do saber, especialmente alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Ainda no tocante à sua formação, se percebe o quão importante e necessária é a inclusão na grade curricular dos cursos de formação de professores e licenciaturas em geral e a discussão acerca de sua formação continuada para atuação na escola/educação inclusiva. É possível ainda fazer uma análise do sucesso e fracasso dos alunos portadores de necessidades especiais nas instituições de ensino. O progresso do aluno deve ser analisado conforme o ponto de partida em que ele se encontra, sendo o processo de ensino-aprendizagem bastante individual. Para que todas essas ações sejam possíveis é fundamental que o professor tenha o preparo adequado, por meio de sua formação. A plena convicção de que a implementação de práticas e ações de qualidade na educação inclusiva está estreitamente relacionada com o grau de envolvimento das principais esferas educacionais competentes, uma sólida e adequada formação do docente e a parceria constante com a família e sociedade.
DESENVOLVIMENTO
A formação de um professor demanda busca de novos conhecimentos, utilizando recursos tecnológicos nas atividades em sala de aula; ter uma formação continuada; valorizar a interação e a aprendizagem colaborativa; refletir criticamente e valorizar a prática pedagógica docente como fonte de reflexões, de