Teoria da Decisão
O processo de decisão:
Identificar o problema
Especificar os objetivos e os critérios para escolher uma solução
Implementar a alternativa escolhida
Monitorar os resultados
Desenvolver alternativas
Analisar e comparar alternativas
Selecionar a melhor alternativa
Causas de decisões deficientes:
Raciocínio limitado- limitações ocasionadas por custos, aptidões humanas, tempo, tecnologia, e disponibilidade de informações;
Sub-otimização- o resultado de diferentes departamentos que buscam, individualmente, encontrar uma solução que seja ótima para cada um deles.
Teoria da Decisão
É um conjunto específico de técnicas que auxiliam o tomador de decisão a reconhecer as particularidades do seu problema e a estrutura-lo.
Todo problema de decisão, seja individual, seja de uma organização, envolve o julgamento sobre um conjunto conhecido de alternativas. Supõe-se que a decisão deva ser tomada no presente, mas os seus efeitos vão ser sentidos ao longo do tempo. Apesar de não existir dois problemas de decisão idênticos, é possível reunir elementos comuns a todos, nos indicando uma forma sistemática de se pensar sobre este tipo de problemas.
Representa uma abordagem da tomada de decisão que é adequada para uma ampla faixa de decisões da gerencia de operações, incluindo: planejamento da capacidade, planejamento da localização, projeto de produtos e serviços, seleção de equipamentos.
Elementos comuns em problemas de Decisão:
Estratégias alternativas: São as possíveis soluções para o problema. A passagem do estágio de “achar uma solução” para “ escolher entre varias alternativas de solução”.
Resultados: Cada alternativa leva a um ou mais resultados que dependem do estado da natureza, sendo preciso selecionar os resultados relevantes
(quantitativos ou qualitativos).
Estados da natureza: São as ocorrências futuras que podem influir sobre as alternativas, fazendo com que elas possam apresentar