A formação do carater
DEUS DEU AO CRISTÃO O SEU ESPÍRITO SANTO
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” É o Espírito santo de Deus quem revela as necessidades espirituais do homem, sondando o coração do cristão para revelar os pecados que devem ser abandonados. No Salmo 139:23 o salmista Davi pede ao senhor para que Ele sonde o seu coração. Qual o motivo que levou Davi a fazer tal pedido ao Senhor? Havia no íntimo de Davi, isto é, havia coisas em seu coração que o levara a tomar atitudes contrárias à vontade de Deus e que ele já conhecia. Davi reconhece que por suas próprias razões ou convicções não seria capaz de conhecer a si mesmo em sua totalidade. Por isso ele pede ao Senhor para sondar o seu coração, porque somente através de Deus podemos ver a nossa miséria (Rm. 7:14 ao 24). O apóstolo Paulo, em sua carta a igreja em Corinto, escreve “Examine-se o homem a si mesmo...” (1Co. 11:28a).
Qualquer homem, mulher ou jovem tem a capacidade de fazer um auto-exame antes de realizar qualquer coisa no reino de Deus.
O Rei Davi nos deixou um exemplo neste pedido/oração (Sl 139: 22, 23), e, nós também devemos reconhecer que somente Deus, através da pessoa do Espírito Santo, pode atingir as profundezas das entranhas do ser humano e revelar tudo que está oculto, tudo que precisa ser reparado, para que o ministério desta pessoa e ela própria sejam preservados.
Ainda que algo nos pareça correto e bom, é necessário que Deus sonde nossos corações “porque o homem não vê como vê o Senhor” (Pv 21:2)
“Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações” (Pv 21:2)