A formação do campo da geotecnia
Disciplina: Geologia Geral – Professor Érico Francisco Innocente
6º semestre Noturno – Avaliação Parcial
Aluno: Jéssica Mayara Damico
Aula Estruturada nº. 01
Tema: Pesquisa sobre “A formação do campo da geotecnia”
Geotecnia é utilizado para identificar um grupo de ensaios que visam obter algumas características básicas dos solos com o objetivo de avaliar a sua aplicabilidade nas obras de terra. São muito utilizados no início dos estudos, como por exemplo em campanhas de campo para pesquisa de potenciais jazidas de argila, cascalho ou areia.
A determinação do Peso Específico Real dos Grãos fornece uma ideia sobre a mineralogia do material e possibilita cálculos que correlacionam vários parâmetros do solo.
É a ciência aplicada de prever o comportamento da Terra e seus diversos materiais, no sentido de tornar a Terra mais habitável para as atividades humanas.
A aplicação da geotecnia inclui: a previsão, prevenção ou mitigação de danos causados por desastres naturais, como avalanches, fluxos de lama, deslizamentos de terra, deslizamento de rochas, sumidouros e erupções vulcânicas.
A aplicação de solo, rocha e mecânica de água subterrânea para o projeto e realização predita das estruturas de barro, tais como barragens.
A previsão de design e desempenho das fundações de pontes, edifícios e outras estruturas feitas pelo homem em termos de solo subjacente e/ou rocha; e controle de enchentes e previsão.
Lida com o modo de como a natureza (o meio) se comportará com a construção de obras de infra - estrutura. O meio pode ser o solo ou a rocha, ou seja, estuda a propriedade do solo e das rochas, a fim de executar projetos de construção. Está ligada a mecânica dos solos e a petrologia, bem como os demais ramos da Geologia.
Referencia bibliográfica:
CAPUTO, H. P. Mecânica dos Solos e suas Aplicações.