Geologia
Neste trabalho será apresentado um resumo sobre geotecnia, procurando exemplificar assuntos como, mecânica das rochas, mecânica dos solos e geologia aplicada à Engenharia Civil, visando compreender funcionamentos físico e químicos que interferem na área da construção civil.
Palavras-chave: Geotecnia, rocha, solo.
1 GEOTECNIA
INTRODUÇÃO
Geotecnia tem como definição: “Parte da geologia que estuda as propriedades dos solos e das rochas em função de projetos de construção”. O estudo desta nos permite prever a atividade do solo, sob ação das forças causadas por uma estrutura. Desta forma é possível elaborar projetos que previnam a danificação da obra.
Item de suma importância nessa área, são o conhecimento e reconhecimento dos tipos de rochas existentes, tendo em vista que estas sofrem alterações de forma particular. Os principais grupos que as definem são, Vulcânicas ou Ígneas, Sedimentares e Metamorficas, sendo que dentro destes existem vários subgrupos a fim do maior detalhamento de cada maciço.
As ações naturais da terra também são que deve ser analisado com cuidando, quando falando de estruturas. Falhas, rupturas e dobras são as deformações que podem ocorrer nos maciços, deixando-o assim, com menor qualidade para ostentar uma obra.
1.1 Tipos de Rochas
1.1.1 Rochas Igneas ou Vulcanicas
São rochas formadas a partir da solidificação do magma. Estas podem ser extrusivas, as quais são formadas a partir do resfriamento do material expelido pelas erupções vulcânicas, defino ao fato do rápido resfriamento, as rochas extrusivas apresentam material vítreo. Já as rochas intrusivas são rochas formadas pelo resfriamento do magma no interior da crosta, nas partes profundas da litosfera, sem contato com a superfície, devido ao resfriamento mais lento ocorre a cristalização de seus materiais.
Rochas ígneas comuns em nossa região são o Basalto e o Granito.
Na questão de sustentação de estruturas, as rochas ígneas não deixam a desejar, pois é o