A Formação Cidadã do Aluno no Ensino Médio
A Formação Cidadã do Aluno no Ensino Médio
Rio de Janeiro, 2014
Resumo
A problemática da pesquisa gira em torno de como as escolas públicas do país lidam com os alunos, na conscientização dos seus direitos e deveres, através de seu ensino. O que se espera da escola, de maneira geral, é que ela tenha um método eficaz de ensino e avaliação acerca das matérias lecionadas. Porém, queremos investigar qual a contribuição da escola para uma formação comportamental e social na vida do aluno, fazendo com que ele viva com o embasamento de tudo o que passou naquele período no qual a frequentou. O objetivo é mostrar que o Brasil pode ser um país consciente, com o pensamento crítico ativo e presente em todos os brasileiros, começando desde muito cedo, na escola. Para isso, escolher e visitar escolas públicas que tenham projetos e oficinas, trabalhos voluntários e outras atividades que ensinem além da sala de aula e realizar questionários com os alunos para saber a importância, para eles, de ser um pensante crítico na sociedade atual, é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa.
Um trabalho que inspirou a realização dessa pesquisa foi da Doutora em Educação e professora da UFRJ, Ana Maria Cavaliere. No artigo, ela aborda o tempo de escola e qualidade na educação pública, onde ela faz os questionamentos: “Que tipo de instituição pública de educação básica a sociedade brasileira precisa? Que funções relativas ao conhecimento cabem à escola, frente aos demais meios de informação e comunicação presentes na vida social? Qual o papel da instituição escolar na formação para a vida em sociedade e para a democracia?” São essas perguntas que, ao serem respondidas, encaminharão a pesquisa para a conclusão do seu objetivo.
1 – Introdução
As escolas são colocadas no mesmo patamar das fábricas e dos presídios, com seus portões, grades e muros; com horários estipulados de