A Fonte de Rádio Frequência / O Circuito Oscilador RC
Nomes.
Universidade, Departamento de, Curso
Sistemas de Comunicação emails. Endereço
A FONTE DE RÁDIO FREQUÊNCIA
Resumo – Este trabalho tem o objetivo de apresentar a resposta do kit 2950A para comparação dos valores calculados com os valores obtidos.
I. Introdução Utilizando-se dos módulos Console de Energia ED-2900 ao qual se conectou o módulo de sistemas de comunicações 2950A, foi possível coletar a forma de onda e aferir sua amplitude e frequência através de um osciloscópio digital como apresentado na figura 1. Fig. 1 – Osciloscópio Digital Apresentando a Forma de Onda Padrão de Saída do Kit 2950A. Amplitude: 18,47(V); Frequência: 288,03(kHz)
O módulo 2950A tem como componente principal um gerador de funções comercial que é o circuito integrado LM566. Esse C.I. trabalha como um gerador de funções onde sua saída pode ser selecionada através de seus pinos para o uso de onda quadrada ou onda triangular.
Olhando para o circuito de montagem típica apresentado na folha de dados do C.I. LM566 nota-se que é possível controlar a frequência de saída variando a tensão de controle ou ainda mudando a relação RC do resistor e capacitor responsável pela fixação da frequência do sinal. Desta forma produziu-se o kit didático 2950A onde é possível, de forma mais prática e direta, aplicar o princípio de variação de frequência por tensão através de entradas onde foram acrescentados circuitos atenuadores para permitir o ajuste da sensibilidade do sinal de controle, variar a frequência manualmente através de uma entrada específica e variar a frequência através da inserção, no circuito do C.I. LM566, de outro capacitor. Existem ainda as saídas de atenuação fixa e outra saída de atenuação variável, a qual pode ser ajustada através do botão atenuador.
II. DESENVOLVIMENTO A primeira medição realizada foi em condição inicial, isso é, energizou-se o kit 2950A e sem efetuar nenhuma ligação no kit ou