Embriologia Comparada
Durante o crescimento do ovócito, ocorre não apenas um aumento quantitativo do citoplasma, mas principalmente mudanças na qualidade pela elaboração e distribuição regular de várias inclusões, que serão essenciais para o desenvolvimento do embrião.
A síntese de vitelo ocorre no segundo período de crescimento do ovócito.
O vitelo não é uma substância química definida, mas um termo morfológico. A substância química componente do vitelo pode não ser a mesma em todos os casos. Os principais componentes do vitelo são: proteínas, fosfolipídeos e também gorduras neutras.
Organização do ovo
Os constituintes do ovo podem ser distribuídos desigualmente ao longo do maior eixo do ovo criando dois polos:
Polo animal, que contém o núcleo, organelas, grânulos de pigmento e grânulos de vitelo pequenos e pouco numerosos. Deste polo são liberados os corpúsculos polares;
Polo vegetal, com grânulos de vitelo maiores e mais concentrados.
Tipos de ovos
1. Ovos oligolécitos: ovos com pouca quantidade e distribuição de vitelo mais ou menos uniforme. São também conhecidos como isolécitos ou homolécitos. São encontrados em muitos invertebrados, como no ouriço-do-mar. Nestes ovos, a única referência visível da polaridade é o local de formação do corpúsculo polar.
Os ovos de mamíferos placentários também são oligolécitos, ou chamados de alécitos devido sua perda de vitelo ao longo do tempo.
2. Ovos mesolécitos: quantidade moderada de vitelo. O polo animal e vegetal são distintos, porque a concentração de vitelo se localiza no polo vegetal. Os ovos de anfíbios são os representantes típicos desse tipo de ovo. O vitelo protéico aparece em grandes grânulos com forma oval e achatados num dos planos. O citoplasma está densamente concentrado com eles. Os ovos de anfíbios armazenam lipídios e glicogênio.
Nos ciclostomados, elasmobrânquios, gnóides e peixes pulmonares, seus ovos tem uma distribuição de reserva alimentar, semelhante aos dos anfíbios, embora a