Computadores antigos no ensino da Física
CURSO DE BACHARELADO DE FÍSICA - ÊNFASE ASTRONOMIA
INSTRUMENTOS DE MEDIDA ELÉTRICA
MEDIDAS COMPARATIVAS COMPUTADOR-OSCILOSCÓPIO
TRABALHO DE FÍSICA EXPERIMENTAL:
ACADÊMICOS: ÂNGELO A. LEITHOLD, CLARISVALDO G. SOUZA, GEORGIA
P. GASTALDI, JAIRO SILVA, MARCELO A. BRUNING, MARIO M. STACECHEN,
RODRIGO M. F. SILVA, TATIANE A. MIANTI.
PROFESSOR: JOSUÉ TADEU BORBA
2° ANO, 3° PERÍODO
FEVEREIRO DE 2008
RESUMO
Pode-se afirmar que três das principais características da física são a medição, a experimentação e o cálculo, não necessariamente nesta ordem. Uma vez que está relacionada às leis de simetria e conservação pertinentes a energia, impulso, carga e paridade, pode ser considerada, sob alguns aspectos, uma ciência de medidas, sob outros uma ciência de formalismos matemáticos, e sobre outros ainda, uma ciência de medidas e formalismos.
O presente trabalho tem por finalidade demonstrar o manuseio de instrumentações para medidas elétricas. Para tal, foram escolhidos três instrumentos de medidas, o multiteste, também chamado “multímetro”, o osciloscópio, e o computador, que, com softwares adequados, propicia o aprendizado de medições elétricas através de uma experiência de adaptabilidade daquela máquina à interfaces diversas, em especial a placa de som.
Como preparação, num primeiro momento, está abordada a maneira adequada de ligar instrumentos de medida elétrica, assim, descreve-se a segurança no manuseio dos tais equipamentos, a função de dispositivos de autoproteção, a exemplo dos fusíveis e sistemas que previnem sobre-tensão e sobre-corrente. Descreve-se rapidamente a realização de leituras com multímetro, e explica-se com detalhes a função de um osciloscópio, como se realizam medidas diversas; demonstra-se a possibilidade do uso de computadores como instrumentos didáticos de medidas, com exemplos de leituras de circuitos RC e
RL. Por final, apresenta-se brevemente uma planilha de custos, modelos,