A folkcomunição
460 palavras
2 páginas
A Folkcomunicação é uma disciplina científica criada pelo professor e jornalista Luiz Beltrão em sua tese de doutorado “Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de ideias” defendida em 1967 na UnB. Em sua tese, Beltrão definiu a Teoria da Folkcomunicação como sendo “o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opinião, ideias e atitudes da massa, por intermédio de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore”, e expôs que a importância da teoria era “a necessidade imprescindível de estarmos atentos a essa forma esquisita do intercâmbio de informações e ideias entre os dois brasis, no interesse da afirmação e do desenvolvimento nacional”.A folkcomunicação tem como objetivo entender o folclore, a cultura popular e tb a difusão dos meios de comunicação em massa
Informações marginalizadas
A Folkcomunicação é uma disciplina científica que tem como objetivo o estudo da comunicação popular e o folclore na difusão de meios de comunicação de massa. é a comunicação de grupos sociais rurais e urbanos, marginalizados social e culturalmente, sem acesso ou representação nos meios de comunicação estabelecidos (imprensa, rádio, televisão) e precisam comunicar aos seus pares alguma informação. Folkcomunicação é, assim, o processo de intercâmbio de informações e manifestação de opiniões, ideias e atitudes da massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore.
O folclore é uma manifestação da sabedoria do povo, quer dizer, o povo faz o folclore. Na Folkcomunicação, o que a gente procura é a mensagem real, atual, escondida naquela manifestação antiquada. É preciso analisar isso em profundidade, não ficar nas aparências”.
É crescente o interesse pelos estudos acerca da comunicação popular.
A comunicação por meio do folclore, não utiliza dos meios formais de comunicação.
Preocupação em descobrir como as camadas populares se informavam e como sintetizavam suas opiniões.