A finadade do iss
506 palavras
3 páginas
A FINALIDADE DO ISS Trata-se de um imposto municipal, Quando o município tem estrutura para lançar a cobrança, o que nem todos o tem, por deficiência funcional, é adicionado à arrecadação municipal, e, via de regra se incorpora aos demais impostos. O município utiliza este recurso como verba de custeio as suas atividades rotineiras, fazendo parte do chamado " caixa único ", que serve tanto para tapar buracos, como para remunerar os CC ( cargos em comissão) que tanto os Prefeitos gostam. O montante dos recursos, se comparados com o IPTU, são irrisórios, mas não são de todo desprezíveis.A ampliação da receita dos municípios depende, em grande parte, dos investimentos locais, da visão empreendedora de empresários que acreditam no potencial da região.com estimulo vem do município fazendo uma parte integradora de responsabilidade de seus arrecadatórios
ISS é uma das principais fontes de recursos próprios dos municípios e funciona também como um termômetro da economia local, uma vez que é calculado sobre o faturamento dos serviços prestados pelas empresas. Em 2012 Grajaú teve uma grande diferença. Informativos da arrecadação mostrou que teve um salto de 15% em relação ao ano de 2011,
Para se ter uma ideia da sua importância, nesse ano de 2012, o ISS arrecadado respondeu por 45% da receita própria do município e 21,12% da receita total.
Fundamental para custear as despesas da Prefeitura, o ISS permite também tocar obras que não contam com o apoio do Governo do Estado ou da União. Por isso, quanto maior o valor do ISS arrecadado, mais recursos estarão disponíveis para executar obras e atender à demanda de serviços.
O espaço de ampliação da receita do município também está em âmbito local, uma vez que as transferências de recursos do Estado e da União estão limitadas e o crescimento das demandas da população deve ser viabilizado, cada vez mais, com a arrecadação própria.
Em 2012, a Administradora de serviços de construção civil confirma mais uma vez