A filosofia
À SEMIÓTICA”
01- Conceitue semiótica segundo o autor do texto (Silva, 2012),
Santaella, Greimas.
A teoria da significação. A semiótica estuda todas as especificidades de signo, seus modos desdobráveis de significação, conotação, denotação e informação. Ela busca divisar e deslindar seu ser de linguagem, isto é, sua ação de signo.
02- Indique quem é chamado “Pai da Semiótica Moderna” e diga porque ele é assim chamado?
03- Explique qual é a origem da Semiótica.
Desde a Grécia antiga, os estudos inerentes à linguagem e aos signos fazem parte das preocupações dos estudiosos. Mas só a partir do século XX que a semiótica passa a se ocupar com as investigações sobre a natureza e especificidade dos signos, da significação e da comunicação e é quando começa a se desenvolver como ciência.
04- Informe qual é o objeto de estudo da Semiótica.
É um objeto de investigação que procura abarcar todas as linguagens possíveis, procurando dar conta dos modos de constituição e propagação de todo e qualquer fenômeno comunicativo.
05- Explique o seguinte pensamento: “cabe à semiótica, portanto, propor e definir especificamente uma metodologia que possa dar conta do significado, no sentido amplo”.
A semiótica se ocupa disto: explicar os símbolos, dando à eles significados, ou seja, aprofundando os conceitos sobre esses símbolos, em sentido amplo, pois abrange todas as áreas de conhecimento, todas as ciências, não só a linguagem.
06- Conceitue signo de acordo com o pensamento dos seguintes estudiosos: a- Peirce.
Um signo é tudo aquilo que, sob um certo aspecto ou medida , está para alguém em lugar de algo. b- Barthes.
Para ele a noção de signo vem eivada de um sentido cultural que, ao perpassar pelo sujeito, num processo de reconhecimento particular, pode se deixar influenciar subjetivamente, sendo suscetível de criar sensações. c- Saussure.
Segundo ele, signo é uma singular entidade psíquica de