• A Filosofia é uma disciplina interdisciplinar?
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH
CURSO DE FILOSOFIA-3° PERIODO
DISCIPLINA: PRATICA DE FORMAÇÃO E ARTICULAÇÃO
PROFESSOR: ROGÉRIO
ACADÊMICA: BRUNA SOARES OLIVEIRA
A Filosofia é uma disciplina interdisciplinar? Em que medida podemos pensa-la “viva” no Ensino Médio tendo como apoio as outras disciplinas que compõe a grade curricular.
Sim, filosofia é uma disciplina interdisciplinar, e, além disso, a filosofia no ensino médio deve ser bem trabalhada, pois, um trabalho interdisciplinar deve buscar unidade em termos de prática docente centrada no trabalho voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades, com diferentes fontes expressas em diferentes linguagens, que comportam diferentes interpretações sobre temas/assuntos tratados em aula. São fatores que dão unidade ao trabalho das diferentes disciplinas inclusive na filosofia e não a associação das mesmas em torno de temas supostamente comuns a todas elas.
Em que condições a linguagem filosófica pode estabelecer limites ao ensino da filosofia no ensino médio? A partir destes limites estaríamos próximos do aniquilamento do ensino da filosofia no ensino médio?
O que "torna" um Projeto Interdisciplinar (ou trabalho interdisciplinar) é a habilidade que cada disciplina - em sua aula, mediada pelo conteúdo-desenvolve no aluno para que ele desenvolver a competência desejada, ou seja, neste caso se não houver entretenimento entre aluno, matéria e professor, pode sim haver aniquilamento do ensino da filosofia no ensino médio, assim como em qualquer outra matéria. Ressalto que o quadro, que apresenta verbos (analisar, interpretar, relacionar, compreender, escrever, debater...) não significa que eles são estáticos, eles estão na cognição, no pensamento, eles devem ser desenvolvidos progressivamente.
Um Projeto Interdisciplinar (entre disciplinas) deve considerar que o ente (sujeito) interdisciplinar