A filosofia moral
A divisão curricular se dá através dos Conteúdos Estruturantes, podendo ser entendidos como conhecimentos que estão na base de uma disciplina. Na disciplina de Filosofia, o conteúdo estruturante Ética propõe a reflexão sobre as ações humanas no âmbito da disciplina. Sua importância recai sobre a conduta e as relações humanas, abaladas frente ao mundo contemporâneo. A abordagem do conteúdo estruturante Ética, segundo as Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do Estado do Paraná.
“(...) pode começar, por exemplo, pela exibição de um filme ou de uma imagem, da leitura de um texto jornalístico ou literário ou da audição de uma música. São inúmeras as possibilidades de atividades conduzidas pelo professor para instigar e motivar possíveis relações entre o cotidiano do estudante e o conteúdo filosófico a ser desenvolvido. A isso se denomina, nestas Diretrizes, mobilização para o conhecimento” (PARANÁ, 2008, p. 60).
Cabe ressaltar que o ensino de Filosofia não é em vão, sem fundamentação. Fazer a abordagem das questões éticas por meio de recursos variados não minimiza o rigor da disciplina. Não se deve esquecer que "A Filosofia se apresenta como conteúdo filosófico e como exercício que possibilita ao estudante desenvolver o próprio pensamento. O ensino de Filosofia é um espaço para análise e criação de conceitos, que une a Filosofia e o filosofar como atividades indissociáveis que dão vida ao ensino dessa disciplina juntamente com o exercício da leitura e da escrita” (PARANÁ, 2008, p. 50).
A filosofia e o filosofar pressupõem a leitura dos textos clássicos que possibilitem a compreensão e reflexão sobre o conteúdo. Aliado a este trabalho, pode-se conciliar à leitura de textos o uso de filmes, não apenas como mobilização, mas também como auxílio na