a filosofia moderna
Visão de mundo é a forma pela qual vemos, percebemos e interpretamos o mundo e nos ajuda a tomar decisões e responder constantemente às necessidades. A visão de mundo que temos se baseia no modo como percebemos a realidade e isso inclui, valores pessoais, crenças e atitudes que irão influenciar a forma como agimos e reagimos às diferentes situações cotidianas. Se a sua visão de mundo é mais mecanicista você tenderá a desmembrar um problema - ou um acontecimento qualquer -, em diversas partes, buscando entender seu funcionamento antes de dar uma resposta, mas se for uma visão sistêmica, entenderá que as partes estão intimamente ligadas e tenderá a ver o conjunto dos dados - o todo. Nestes casos, a busca por respostas terá um curso de ação diferente, mas não se pode dizer que há uma visão melhor ou pior de mundo, pois tudo depende de cada realidade.
Nota-se que alguns fenômenos recentes como: as mudanças de ordem econômica, financeira e política de integração dos mercados mundiais denominada Globalização e a evolução tecnológica e científica (nanotecnologia, por exemplo); tem gerado preocupação com a sustentabilidade do planeta, a diminuição dos recursos naturais e, conseqüentemente vem modificando a nossa visão de mundo, por abalar conceitos já enraizados e exigir novas formas de atuação inimagináveis num passado recente.
Imagina homens que vivem numa espécie de morada subterrânea, em forma de caverna, que possui uma entrada que se abre em toda a largura da caverna para a luz; no interior dessa morada eles estão, desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo a ficarem imobilizados no mesmo lugar, só vendo o que se passa na sua frente, incapazes, em virtude das cadeias, de virar a cabeça. Quanto à luz, ela lhes vem de um fogo aceso numa elevação ao longe, atrás deles. Ora,