A filosofia como importante ferramenta para a administração
Platão definia a Filosofia como um saber verdadeiro que deve ser usado em beneficio dos seres humanos para que vivam numa sociedade justa e feliz.
Descartes dizia que a Filosofia é o estudo da sabedoria, conhecimento perfeito de todas as coisas que os humanos podem alcançar para o uso da vida, a conservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes com as quais ficam menos submetidos às forças naturais, às intempéries e aos cataclismos.(CHAUI, 2005 p.29).
Para Kant, a Filosofia é o conhecimento que a razão humana adquire de si mesma para saber o que pode conhecer, o que fazer e o que pode esperar.
As definições dadas por esses grandes filósofos nos mostram a importância da Filosofia como ferramenta para os administradores nas tomadas de decisão e nas análises aprofundadas, para a elaboração de normas e regulamentos, que direcionam os gestores na Administração de Empresas Privadas e Públicas, na medida que, tudo o que é definido e instituído pelo gestor, deve primar pela a promoção do bem comum, trazer benefícios que garantam o sucesso dos empreendimentos das ações, atentando-se sempre para as relações internas e externas da organização.
CARMO, em seu texto nos propõe que, “A evolução de suas relações com o meio, à medida em que surgia a complexidade dentro dessas relações, surgia a necessidade do estabelecimento de regras que normatizassem as relações individuais e relações sociais”
As atitudes de gestores, quando pautadas na Filosofia, são dotadas de uma visão integralizada da realidade da organização, as regras e normas instituídas contêm respaldo racional, surgidas a partir do pensamento sistemático, baseado na razão, sem contudo perder a humanidade necessária quando se trata de relações humanas. É uma forma de se estabelecer uma conduta a ser seguida, imprescindível ás organizações, direcionada não somente à vontade do gestor ou impostas de forma tirana, mas sim as necessidades da