Kaizen
Antes mesmo de conceituar o que é Kaizen é importante saber em que parte da empresa esse conceito pode ser inserido, sendo assim, segue a função de uma das áreas que pode ter essa filosofia de melhoria:
É objetivo da administração da produção a gestão eficaz das atividades desenvolvidas dentro de uma empresa que transformam insumos, como matérias-primas em produtos acabados. Saber coordenar e organizar todas as atividades que são envolvidas para que isso ocorra é um grande desafio. (MARTINS; LAUGENI, 2005)
Tendo essa definição como premissa para atingir a qualidade, pode-se aplicar a ferramenta de Kaizen no processo produtivo de forma a alcançar esse objetivo, pois:
Kaizen significa modificar para melhor. É um sistema voltado para a melhoria contínua com foco na eliminação de perdas em todos os sistemas de uma organização e implica na aplicação de dois elementos. Ou seja, é centrado na melhoria, entendida como uma mudança para melhor, e na continuidade, entendida como ações permanentes de mudança. Assim, não deve haver um único dia sem alguma espécie de melhoria na empresa. (MARTINS; LAUGENI, 2005)
O Kaizen é nunca estar satisfeito com as coisas como elas são, significa perseguir a condição ideal mesmo que este objetivo nunca seja alcançado.
Kaizen é baseado na filosofia e nos princípios socioculturais orientais e exige o comprometimento de todos os indivíduos da empresa, desde o operário até o gerente. Consiste numa forma de gestão orientada para a maximização da produtividade e da rentabilidade e que não implica em significativo aumento de custos. As atividades da metodologia envolvem não apenas os processos produtivos, mas também as áreas de marketing, vendas, desenvolvimento, administrativas e financeiras. Os benefícios para as empresas ocidentais são: aumento de produtividade sem investimentos significativos; reduções nos custos de produção; capacidade de realização às