A Filog Nese
A filogênese diz respeito a história do desenvolvimento do indivíduo ligada a uma certa trajetória que caracteriza determinada espécie, no caso de ser humano, ou “homo sapiens” com as características peculiares da mesma, como ser bípede, binocular, características que vão se impondo os seus membros em seu desenvolvimento. Cada espécie tem suas especificidades, como por exemplo, na espécie humana, o movimento de pinça nos dedos.
Dentre todas as características da filogênese humana, destaca-se a flexibilidade do cérebro humano, que permite que ele se adapte as mais variadas situações. Isso é possível pelo fato do ser humano não possuir um cérebro predeterminado geneticamente ao nascer. O homem não sabe quase nada ao nascer, tudo terá de ser desenvolvido, sendo uma das criaturas mais indefesas e frágeis da natureza, mas que lhe permite uma maior abertura e flexibilidade no seu desenvolvimento, ou seja, ele está por ser constituído e se adapta as mais variadas situações.
A ontogênese
A ontogênese equivale ao desenvolvimento de cada ser dentro de sua espécie, ou seja, a trajetória de vida da espécie se coloca com limitação e característica que são peculiares a espécie, sendo que cada membro da espécie se desenvolve e se constroem nessa determinada trajetória. Em cada espécie há um caminho. O desenvolvimento deste membro será o resultado da passagem deste por esta seqüência da espécie. O homem por exemplo ao nasce, por um bom período depende totalmente do adulto, fica deitado, engatinha, aprende a andar, falar, etc.
Sóciogênese
Uma outra via de desenvolvimento ou plano genético em Vigotski refere-se a sociogênese. Os indivíduos estão inseridos em um meio social e cultural, resultado do processo histórico desta sociedade, e que emprega certas características aos seus membros. Aqui não estamos tratando da história e da cultura em si, mas suas características presentes nesta sociedade, com as quais o indivíduo entra em contato por estar neste meio, e acaba