a festa da uva
LUCAS FIRMINO VIEIRA SOUZA
Introdução
Baseando-se em pesquisas no próprio dia-a-dia dos cidadãos do Rio Grande do Sul confirma-se que a região sul foi um dos foi um dos principais berços dos imigrantes italianos. Na serra gaúcha, onde a influência europeia é bem forte é visível a arquitetura gótica em igrejas, praças e comercio. Além dos descendentes, consuma-se as suas origens através das festas tradicionais. E perpetua-se com o passar dos anos. Uma dessas festas é a festa da música que tem uma importância gigantesca de renome por todo pais. A tradição deve pelo número de descendentes e pela grande produção de uva na região.
A história da festa
A história da uva na serra gaúcha começa em 1875, ano e que chegaram as primeiras famílias de imigrantes, vindo do norte da Itália. As mudas de vinha que vieram com eles logo tomaram a região, em pouco tempo viticultura tornou-se a principal atividade econômica. Com o desenvolvimento da setor vinícola, assim surgia a ideia de fazer em Caxias do Sul uma exposição de uva, então no dia 7 de março de 1931 se realizava pela primeira vez a Festada Uva, durando somente um dia, no centro de Caxias do Sul uma cidade em pleno desenvolvimento. Assim a primeira festa foi um exibição singela da uva descartando a presença de carros alegóricos e escolas das Soberanas. Mas logo veio os carros alegóricos 1932, e a escolha da rainha 1933, tornando-se hoje um dos pontos mais importantes da festa.
Conclusão A Festa da Uva e do Vinho movimenta o comércio e turismo na região pois reúne num só espaço mais de um evento, assim como mantem a tradição e cultura de um povo que colonizo o Rio Grande do Norte.