A fera
LIGAÇÕES QUÍMICAS INTERATÔMICAS
Os três tipos de ligação química interatômica
Existem três importantes grupos de substâncias – as iônicas, as moleculares e as metálicas.
Substâncias iônicas – substâncias que conduzem a corrente elétrica no estado líquido, mas não no sólido. Inclui cloreto de lítio, brometo de potássio, cloreto de cálcio, cloreto de sódio, oxido de alumínio e oxido de magnésio.
Substâncias moleculares – substâncias que não conduzem corrente elétrica no estado sólido nem no liquido; também se destacam por apresentar pontos de fusão significativamente mais baixos que as substâncias dos outros dois grupos. Inclui etanol, cloro, água, naftaleno, iodo, glicose.
Substâncias metálicas – substâncias que conduzem corrente elétrica tanto no estado solido quanto no liquido; quanto aos pontos de fusão, essas substâncias são razoavelmente comparáveis às do primeiro grupo. Inclui alumínio, prata, ouro, cobre, ferro e platina.
A união entre átomos é denominada ligação química interatômica. Ela pode ser de três tipos: iônica, covalente e metálica.
Iônicas, os átomos se unem por ligação iônica;
Moleculares, os átomos se unem por ligação covalente;
Metálicas, os átomos se unem por ligação metálica.
OS GASES NOBRES E A REGRA DO OCTETO Gases nobres: modelo de estabilidade Todas as substâncias químicas são formadas por átomos de elementos químicos. Os cientistas observaram que a imensa maioria das substâncias conhecidas é formada por átomos combinados, unidos. Às vezes são átomos de um único elemento, às vezes de dois ou mais elementos. Dos milhões de substâncias conhecidas, sabe-se de apenas seis nas quais existem átomos não unidos a outros átomos. Até hoje não foi descoberta sequer uma substância natural na