Republica velha
A Primeira República Brasileira, normalmente chamada de República Velha (em oposição à República Nova, período posterior, iniciado com o governo de Getúlio Vargas),
O café foi um produto muito importante para a economia brasileira até a crise de 1929, mas essa importância foi artificialmente sustentada por sucessivos programas de defesa de preço no mercado internacional. De fato, o programa de defesa do café foi a primeira tentativa de intervenção na economia brasileira.
Desde a primeira república até a segunda guerra mundial a exportação de café desempenhou papel de destaque no comércio exterior brasileiro. Foi através das divisas desse setor que foi possível manter a balança comercial em equilíbrio e importar bens e matérias-primas para os primeiros surtos de industrialização, além de ter fornecido capitais e mão de obra para a indústria nascente.
O café na Republica Velha.
Estrada de ferro mogiana
A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro fundada em 18 de março de 1872 teve quase 2000 quilometros de linhas, serviu aos estados de São Paulo e Minas Gerais até 1971, quando foi incorporada à Fepasa - Ferrovia Paulista S.A.
Inicialmente denominada Companhia Mogyana de Estradas de Ferro e Navegação, teve seus primeiros 50 anos, marcados pela expansão de suas linhas ou tentativas de fusão com a Companhia Paulista. Em 1936, cria a Companhia Mogiana de Transportes, mais tarde Rodoviário da Cia. Mogiana. A segunda metade de sua vida é marcada pela crise financeira que culmina com a sua encampação pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1952. Nesse mesmo ano, inicia o processo de dieselização com aquisição das primeiras locomotivas diesel-elétricas GE-Cooper Bessemer, continuando em 1957, com a chegada de 30 locomotivas EMD-GM e em 1960, mais 23 locomotivas GM-EMD.
Período Getulista
É dividido em 3 governos.
Governo Provisório (1930 - 1934)
Nomeado presidente, Getúlio Vargas usufruía de poderes quase