A fabricação de briquetes como alternativa para destinação adequada dos resíduos de madeira na indústria moveleira no es.
A FABRICAÇÃO DE BRIQUETES COMO ALTERNATIVA PARA DESTINAÇÃO ADEQUADA DOS RESÍDUOS DE MADEIRA NA INDÚSTRIA MOVELEIRA NO ES.
Júllia Tedesco Moraes(1) Engenheira Ambiental pelas Faculdades Integradas Espírito-santenses (FAESA)-ES. Gabriela Piana Costa Engenheira Ambiental pelas Faculdades Integradas Espírito-santenses (FAESA)-ES.
Endereço(1): Rua José Neves Cyprestes 1105/401 – Jardim da Penha - Vitória - ES CEP: 29060-300 - Brasil - Tel: (27) 3314-1172 - e-mail: julliatedesco@hotmail.com.
2
A FABRICAÇÃO DE BRIQUETES COMO ALTERNATIVA PARA DESTINAÇÃO ADEQUADA DOS RESÍDUOS DE MADEIRA NA INDÚSTRIA MOVELEIRA NO ES.
INTRODUÇÃO Atualmente o setor moveleiro caracteriza-se pela união de vários processos de fabricação e diversificação dos materiais utilizados na confecção dos móveis. Utiliza-se como matéria-prima principal a madeira maciça ou chapas de madeira reconstituída, onde as indústrias deparam-se com volumes cumulativos de resíduos que conflitam com as questões ambientais (CASAGRANDE et al., 2004). Conforme descreve Feitosa (2007), o termo resíduo de madeira por muitas vezes é associado à palavra problema, pois geralmente sua disposição ou utilização adequada gera custos altos. Porém, a utilização de sobras na fabricação de novos produtos é uma importante prática que pode ser adotada pela indústria moveleira. Pelo fato de o resíduo estar em seus depósitos ocasionando custos e conseqüentemente reclamações, as empresas devem se planejar de maneira eficiente para que o resíduo retorne à cadeia produtiva sem que acarrete maiores custos. A produção no Espírito Santo é bastante diversificada, mas o principal segmento é o residencial, que se divide em retilíneos seriados, majoritariamente concentrados no município de Linhares; e sob encomenda, pulverizados por todo o Estado, com predominância de Colatina e Grande Vitória. Em Linhares, nos últimos quinze anos, o pólo moveleiro cresceu e se consolidou como um dos maiores do país. O setor moveleiro de Linhares é