A extração do Pau-brasil
Primeiras Atividades
A extração do Pau-brasil.
No inicio as viagens eram apenas de exploração e uma delas foi descobrir o caminho das Índias. Segundo Américo Vespúcio relatou em uma de suas cartas: Pode-se dizer que não encontramos nada de proveito, e que aqueles navegantes ariscaram as empresas marítimas na esperança de trazer para o comercio europeu as preciosas mercadorias do oriente. Afinal que interesse eles poderiam ter naquelas terras habitadas por nômades e que não tinham nada a lhe oferecer? Mesmo que aquela terra parecesse com a idade da pedra aqueles aventureiros continuaram cm o mesmo espírito empreendedor, pois encontraram ali uma espécie vegetal bem semelhante a uma encontrada no Oriente extraída de uma matéria empregada na tintura conhecida como Pau-brasil.
Os portuguêses logo se ocuparam desse assunto sobre o Pau-brasil, já os espanhóis embora tivessem concorridos com eles a exploração logo abandonaram o campo por causa do Tratado de Tordesilhas que dividia o mundo por uma linha imaginaria entre os portugueses e espanhóis, mas isso não deu certo com os franceses que também queriam fazer parte dessa terra rica. Tendo ou não direitos os franceses traficaram o pau-brasil junto com os portugueses e indiretamente essa exploração deu origem a alguns estabelecimento coloniais e conseqüentemente a concorrência entre franceses e portugueses que sempre resolviam isso com lutas e armas.
Inicio da Agricultura.
Existia um grande problema ninguém tinha interesse pelo Brasil, a não ser os traficantes de madeira e os mesmo estavam abandonando o trafico pela falta de madeira e as empresas estavam em declínio, ninguém queria saber mas do Brasil, muitas expedições foram fracassadas e as primeiras empresas colonizadoras do Brasil tiveram grandes perdas. Ate que surgiu uma grande expectativa de negocio a cana-de-açúcar tendo como mão de obra os indígenas que ali já habitavam. Depois disso iniciou a ocupação a