A exploração de petróleo no brasil
Foi em 1982 que se deram os primeiros passos, as primeiras atividades de extração no Brasil. Quando estudos pioneiros sobre exploração mineral apontaram a cidade de Bofete, no interior de São Paulo, como um possível local de extração. As primeiras perfurações no País aconteceram ali, até à profundidade de 488 metros, que teve como resultado apenas água sulfurosa. Num primeiro momento sem sucesso.
Em 1932 ergueu-se a primeira refinaria de Petróleo do país, a refinaria Rio-Grandense de Petróleo, que se localizava em Uruguaiana, que utilizava petróleo importado do Chile e de outros países. Em 1934 iniciou-se a luta pela nacionalização, o presidente Getúlio Vargas então criou o Departamento Nacional de Produção Mineral, órgão destinado à regularização da atividade. A medida não foi suficiente para o escritor Monteiro Lobato, que iniciou uma campanha reivindicando a nacionalização dos bens do subsolo. O interesse do autor pelo assunto datava de 1927, quando viajou aos Estados Unidos e associou o desenvolvimento econômico daquele país, com suas imensas fábricas de automóveis, à exploração do petróleo. Chegou a participar da criação de empresas de exploração do produto na década de 1930. E o tema invadiu até o universo ficcional do Sítio do Pica-Pau Amarelo, como na história 'O Poço do Visconde', de 1937. Mais adiante em 1953 nasce a Petrobras curiosamente o primeiro poço de petróleo encontrado e perfurado no país foi em Lobato, na Bahia. No entanto Monteiro Lobato não viveu para ver o principal marco da sua luta a criação da empresa estatal Petrobras, fruto da campanha “O Petróleo é Nosso”
Em seu primeiro ano de funcionamento, com duas refinarias (Mataripe, na Bahia, e Manguinhos, no Rio) e vinte petroleiros, a empresa atingiu a capacidade de produção de 2.700 barris por dia, número 700 vezes menor do que o atingido na ocasião da celebrada autosuficência petrolífera do País, em 2006. A Petrobras cresceu em um ritmo constante e em