A explica o cient fica ok
GESTÃO EM SISTEMAS DE SAÚDE
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DAS PESQUISA I
NOME DO ALUNO: Ivelise Araujo de Souza
“A explicação científica”
Sendo a causalidade um conjunto de todas as relações de causa e efeito atingindo lugar importante tanto no senso comum como na ciência, o autor inicia o texto se utilizando de alguns exemplos para a explanação do tema.
1 Maria se casou com Paulo por causa de seu dinheiro: Conota uma relação de caráter acidental, pois se refere a um caso específico. Não há como generalizar essa teoria;
2 Os milagres têm causa desconhecida: Devido à existência de um único componente, é uma teoria que não tem como se comprovar. É apenas uma suposição relação/causa;
3 O Universo existe através de Deus: É uma suposição de queuma causa gera outras. Essa teoria não tem comprovação, ela se basta nela mesma.
4 O aumento da pressão de um gás em volume constante ocasiona um aumento da temperatura: É uma suposição, pois os eventos são concomitantes e pela própria forma do enunciado,“universais”
5 A toda ação corresponde uma reação de igual intensidade e de sentido contrário: Também suposição, pois não há um “antes” e um “depois”
6 A radiotividade causa mutações genéticas: Existe uma relação entre os fenômenos, várias causas são possíveis mas não há um aprofundamento das mesmas, ou seja, não se pode afirmar nem “como” e nem “quanto”
7 A crise econômica, a agitação social e a corrupção geraram o golpe de 64: É um evento multideterminado, existe uma relação entre os fenômenos, porém não se consegue quantificar a importância de cada uma delas. Tem-se a impressão de uma idéia de sucessão, onde um evento anterior causa um evento posterior.
8 A ingestão de 5g de cianureto causa inevitavelmente a morte nos animais com peso inferior a 350kg: O exemplo acima nos fornece uma variável quantitativa que nos permite mensurar quando e quanto é necessário da substância para causar a morte em