Calha Parshall
Fabricados em resina poliéster reforçada com fibra de vidro, os medidores de vazão tipo Calha Parshall são equipamentos projetados para resistir aos efeitos corrosivos do líquido a ser mensurado e dos eventuais produtos químicos incorporados ao mesmo.
Princípios de funcionamento:
A medição de vazão em equipamentos do tipo Calha Parshall se dá através de uma relação pré-estabelecida entre a altura da lamina do fluído na calha, demonstrada por meio de escala de graduação fixada no interior da mesma, e sua vazão.
Para realizar esta relação, os medidores de vazão do tipo Calha Parshall dividem-se em três partes distintas (figura):
A) Seção Convergente - Tem por função reduzir/adequar a velocidade do fluído em sua entrada, diminuindo a possibilidade de turbulências e aumentando a capacidade de precisão de mensuração do equipamento.
B) Seção de Estrangulamento (Garganta) - Segunda seção do equipamento, onde o líquido é submetido a uma concentração produzida pelo estreitamento das laterais e/ou pela elevação do fundo do canal.
C) Seção Divergente ou de Alargamento - Posicionada na parte final do equipamento, após seu estreitamento garganta), tem por objetivo propiciar a normalização do fluxo do canal.
Uso da Calha Parshall como misturador rápido de coagulantes:
No tratamento de efluentes industriais, esgotos ou água a coagulação é o processo no qual produtos químicos denominados coagulantes são adicionados ao meio líquido de modo a reduzir as forças de repulsão entre colóides em suspensão e proporcionar sua aproximação e flotação ou sedimentação.
Para maior eficiência do processo, a dispersão do coagulante no meio líquido deve se dar de forma homogenia e o mais rápida possível. Uma forma eficiente de se