A evolução dos processadores
Manutenção de Computador
Professor: Felipe Gonzaga Santos
Aluno: Daniel Santos de Sena
A Evolução dos Processadores
O processador, também conhecido como CPU, é a peça fundamental dos computadores. Esse componente é responsável por carregar e realizar as operações aritméticas e lógicas para executar os programas num computador. Portanto, nada funciona sem a famosa CPU. Levou décadas para que chegássemos aos modelos atuais, na verdade, demoramos algum tempo a chegar também à ideia que temos hoje de como um CPU funciona.
A história dos processadores
Em 1945, a ideia de uma unidade central de processamento capaz de executar diversas tarefas foi publicada por John Von Neumann. Essa ideia é a origem dos primeiros modelos “primitivos” de processadores da forma como os conhecemos.
Os primeiros processadores
Um dos primeiros processadores a ser lançado foi o processador Intel 4004 foi o primeiro microprocessador a ser lançado, em 1971. Sendo desenvolvido para o uso em calculadoras, essa CPU operava com o clock máximo de 740 KHz e podia calcular até 92 mil instruções por segundo, ou seja, cada instrução gastava cerca de 11 microssegundos.
Em 1972 a Intel desenvolveu o processador 8008, esse era uma CPU de 8 bits, com barramento externo de 14 bits e a sua memória de 16 KB, o seu clock trabalhava na frequência máxima de 0,8 MHz.
Em 1974 a Intel desenvolveu o processador Intel 8080, que esse substituiu o processador Intel 8008, também era um processador de 8 bits, com algumas limitações podia executar 16 bits de operações Tinha um clock de 2 MHz, era um valor muito alto para a época e tinha 64 KB de memória.
O primeiro processador que aproveitou todo o seu potencial foi o Intel 8086, de 1978. Pela primeira vez, a velocidade do clock alcançava 5 MHz, utilizando instruções reais de 16 bits. Ainda no mesmo ano, foi lançado o 8088, também de 8 bits, com registadores de 16 bits e memória de 1 MB, como no 8086.
Nos anos