A evolução do homem
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Ana Carla Freitas
Clycia Regina de Sousa
Lidiane de Melo Bruno
RELATÓRIO: A EVOLUÇÃO DO HOMEM
MANAUS-2008
A EVOLUÇÃO DO HOMEM
Nós tempos primitivos não havia documentos escritos sobre a vida nem sobre o homem. Esse período é chamado de pré-história e o que se conhece a seu respeito é baseado nos objetos que restam dessa época e que ainda permanecem vivo nos dias atuais.
A pré-história é dividida em a Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro, sendo que a da Idade da Pedra ficou com dois períodos que é: Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada e Neolítico ou Idade da Pedra Polida, porém o filme nos relata somente o período Paleolítico, e é sobre o qual decorre o nosso relatório.
O período Paleolítico é a etapa mais antiga da Pré-história, ou seja, a mais antiga da evolução do homem, essa época começou há cerca de dois milhões de anos e terminou há cerca de dez mil anos. Nessa época ocorreu uma importante evolução física no homem que foi os primeiros homens modernos o Homo sapiens. Desta evolução primeiramente tivemos o Homo Ergaster (Homo Erectus) que vivia nas cavernas que em muitas vezes era disputada com animais selvagens, eram povos nômades, e seu principal motivo de viver mudando de região era a alimentação, esta que era exclusivamente carniça, raízes e frutas, deste modo possibilitando que estes povos crescessem na cadeia alimentar, o principal predador era o tigre-dente-de-sabre. Com o passar do tempo foram descobrindo formas de modelar à pedra a modo de poder usá-las como objeto de caça, por isso este período foi chamado de Idade da Pedra, também nesta época começou o desenvolvimento da fala, que inicialmente só tinha a permanência de sons sem fala e foi também na Era do Homo Ergaster que ocorreu o surgimento do fogo. Inicialmente através de observações eles perceberam que podiam tê-los a seu favor, pois