Evoluçao do homem
A moderna teoria sobre a evolução do homem propõe que os seres humanos e os macacos tenham derivado de um ancestral simiesco que viveu na Terra alguns milhões de anos atrás. A teoria afirma que o homem, através de uma combinação de fatores genéticos e ambientais, surgiu como uma espécie para produzir a variedade de etnias vistas hoje, enquanto os macacos modernos seguiram um caminho evolutivo separado. Talvez o mais famoso proponente da teoria da evolução seja Charles Darwin (1809-1882), o qual escreveu A Origem das Espécies(1859) para descrever a sua teoria da evolução. Essa obra foi amplamente baseada em observações feitas durante sua viagem de cinco anos ao redor do mundo a bordo do HMS Beagle (1831-36). Desde então, a origem da humanidade tem sido geralmente explicada a partir de uma perspectiva evolutiva. Além disso, a teoria da evolução do homem tem sido e continua sendo modificada conforme novas descobertas sejam feitas, revisões para a teoria sejam adotadas e conceitos anteriores sejam descartados ao serem provados incorretos.
Evolução do Homem - Conceitos da Teoria Evolutiva
A teoria atualmente aceita sobre a evolução do homem se baseia em três princípios fundamentais. Estes princípios dependem da capacidade inata que todas as criaturas têm de passar sua informação genética aos seus descendentes através do processo reprodutivo. Uma explicação alternativa para a homologia é um designer comum. De acordo com esse raciocínio, as semelhanças nas características anatômicas entre as espécies apontam para um modelo usado por um Designer/Criador.
O primeiro princípio é microevolução, a ocorrência e acúmulo de mutações na sequência genética de um organismo. As mutações são predominantemente aleatórias e podem ocorrer naturalmente através de erros no processo de reprodução ou através de impactos ambientais, tais como produtos químicos ou radiação.
O segundo princípio da evolução é a seleção natural. A seleção natural é um