A evolução do computador
Os computadores evoluíram bastante em todo o mundo e sua evolução se deu através da necessidade do homem de facilitar o seu trabalho. Mais de trinta séculos depois que os chineses inventaram o ábaco, uma engenhoca de fazer contas, Blaise Pascal constrói a primeira calculadora analógica, a tataravó dos computadores eletrônicos.
Em 1941: Resultado da 2º Guerra Mundial, o computador Z3, construído pelos alemães, tinha como principal função a codificação de mensagens. Porém foi destruído em Berlim nos deixando pouquíssimas informações.
Em 1943: Assim como os alemães, os ingleses também foram em busca de tecnologias para decifrar códigos secretos construindo então, o Colossus (Serviço de Inteligência Britânico). Possuindo dimensões gigantescas, o Colossus funcionava por meio de válvulas chegando a processar cerca de 5 mil caractéres por segundo ele foi inventado por Alan Turing.
Em 1944: O Mark I (Howard Aiken) foi o primeiro computador eletromecânico construído. Bastante diferente dos computadores atuais, o Mark I possuía 18 metros de comprimento, dois metros de largura e pesava 70 toneladas. Era constituído por 7milhões de peças móveis e sua fiação alcançava 800 Km. Com a chegada dos computadores eletrônicos o Mark I logo foi substituído.
Em 1945: John Von Neumann, engenheiro matemático húngaro e naturalizado americano desenvolveu um projeto de computador baseado na lógica, com armazenamento eletrônico da informação e de dados de programação. O computador processaria os dados de acordo com as necessidades do usuário, ou seja, as instruções não viriam pré-determinadas. Mais tarde esse computador foi construído recebendo o nome de Edvac. O primeiro BUG de computador é relatado pela Oficial Naval e matematica Grace Murray Hopper, o BUG era uma traça dentro do computador.
Em 1946: John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensilvânia, construíram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC