A evolução da utilização dos recursos hídricos
Disciplina:
História da Tecnologia
Professora:
Marta Dantas
Índice
1 - Introdução 4
2 - Na Antigüidade: A Água ‘Sacralizada’ 5
3 - Na Idade Média: O Desafio da Água e as Grandes Epidemias 11
4 - No Renascimento Europeu: A Água ‘dominada’ pela Tecnociência..........................................................................................15
5 - As Mudanças nos Conceitos do Processo Saúde-Doença: a Institucionalização da Saúde Pública 19
6 - A Evolução das Usinas Hidrelétricas 21
7 - Conclusão 26
Resumo
Civilizações já caíram devido à falta de água e, para sobreviver e evoluir, o homem teve que aprender a lidar com esse recurso natural necessário à humanidade. Na Antiguidade, não foram tomadas iniciativas para diminuir a disseminação de doenças e controlar epidemias. Só a partir do século XVIII começaram a investir em pesquisa médica e saneamento para reduzir o contágio e a mortalidade da população.
Na Idade Média, a água foi de imensa importância para o desenvolvimento pré-industrial. Ela impulsionava os moinhos e sem ela não seriam possíveis atividades como moagem, tecelagem, tinturaria e cortume. Somente no fim desse período foram tomadas providências para diminuir a poluição de suas reservas. Já a Renascença foi um período em que a Igreja desenvolveu o desejo de purificar a água e foi introduzido o conceito da “Arte Hidráulica” e na Era Moderna foi criada a máquina à vapor, que tornou-se a principal força geradora de movimento e da aceleração do processo produtivo. Hoje em dia a água é utilizada também nas hidrelétricas, que consiste em uma das mais limpas e sustentáveis formas de gerar energia. Ao custo de alterar o fluxo de um rio e inundar uma área, têm-se uma fonte de energia de grande longevidade e não-poluente.
1 - Introdução Este trabalho produzido durante o segundo semestre