Hebreus
Localização:
O povo hebreu vivia na Palestina, região que atualmente corresponde ao Estado de Israel.
A palestina era uma pequena faixa de terra, que se estendia pelo vale do rio Jordão, numa zona montanhosa e de clima árido. Limitava-se ao nordeste, da Síria, ao norte pela Fenícia, a leste com o deserto da Arábia e, a oeste com o mar Mediterrâneo. Governados por patriarcas, os hebreus viveram na palestina durante três séculos.
Organização Social e Política
Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus.
A principal fonte da história antiga da civilização hebraica é a Bíblia, porém ela não relata fielmente os acontecimentos, pois sua preocupação volta-se muito mais para a unidade e identidade de um povo do que para um acontecimento narrado.
Os Patriarcas
Os hebreus eram inicialmente, um pequeno grupo de pastores nômades, organizados em clãs ou tribos, chefiadas por um patriarca (“pai” da comunidade); O primeiro grande líder, ou patriarca hebreu foi Abraão, segundo o Antigo Testamento. Conduzidos por Abraão, deixaram a cidade de Ur , na Mesopotâmia, e se fixaram na Palestina (Canaã a Terra Prometida), por volta de 2000 a.C e viveram lá por quase três séculos. Durante esse tempo, Abraão fundou uma cultura religiosa monoteísta (crença num só Deus); Depois de Abraão, a liderança foi passando de pai para filho.
Os principais patriarcas hebreus foram Abraão (o primeiro patriarca), Isaac, Jacó. Jacó teve um destaque interessante, pois Jacó teve seu nome mudado para Israel e teve doze filhos, que deram origem as doze tribos de Israel. Moisés e Josué.
Por volta de 1750 a.C. uma terrível seca atingiu a Palestina. Os hebreus foram obrigados a deixar a região e buscar melhores condições de sobrevivência no Egito. Permaneceram no Egito, cerca de 400 anos, até serem perseguidos e escravizados pelos faraós. Liderados então, pelo patriarca Moisés, os hebreus abandonaram o Egito em 1250 a.C., retornando à Palestina. Essa saída em massa dos