A evolução da sociedade capitalista em termos economicos e sociais
Curso: Administração de Empresas
Disciplina: Sociologia
Aluna: Patrícia Ramos Araújo
A Evolução da Sociedade Capitalista, em termos econômicos e sociais
O capitalismo surgiu na Europa no século XI ao XV, no qual os feudos transferiram o centro da vida econômica social e política, para a cidade. A sociedade capitalista é caracterizada no seu principio mais importante o lucro, e a revolução industrial consolidou a sociedade burguesa liberal capitalista, que tinha como princípios a igualdade entre os homens, livre iniciativa e na empresa privada. O homem teria liberdade para fazer contratos de acordos, investirem, comprar, vender buscando seus interesses. Como o sistema incentivava a concorrência entre as empresas, elas procuravam novas tecnologias, para produzir mais e reduzir os custos, só assim teria condições de manter seus produtos no mercado.
O homem é um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades. O homem em sociedade está sempre sujeito às mudanças ocorridas no plano coletivo, os impactos diretos das transformações tecnológicas sobre a cultura e o estilo de vida de seu tempo. Especialmente no caso da revolução informacional, o homem tornou-se particularmente vulnerável às mudanças.
A nova fase do capitalismo nos trouxe uma profunda transformação de conceitos
,e mudaram a própria forma de trabalhar com a informação, que foi a revolução digital - mudando drasticamente a relação entre o individuo e a informação.
“No final do século XX um novo paradigma tecnológico cria novas possibilidades e altera os processos da economia, política, relações sociais e culturais. Falar de um novo mundo não é exagero já que as mudanças vivenciadas na atualidade fazem emergir uma