história do pensamento económico
Captalismo
O Capitalismo é um sistema socioeconômico adotado por muitos países, caracterizado pelo lucro, pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos. Tem fundamental importância para a expansão do comércio, como as indústrias, agricultura, exportação de produtos, desta maneira beneficiando a própria sociedade em geral.
A evolução do sistema econômico capitalista levou a uma série de imperfeições, houve uma série de modificações e contradições com esse modelo, as quais envolveram um jogo de interesses, assim distanciando do seu sentido central.
Após grandes crises econômicas o Estado passou a intervir na economia, exercendo influências decisivas em todas as atividades econômicas.
O capitalismo gera uma sociedade consumista que leva a população a realizar grandes desperdícios, os quais poderão provocar futuramente o esgotamento de matérias primas não renováveis, também desenvolvendo diversos aspectos negativos, além de tudo trouxe grande impacto de distribuição econômica e valores sociais.
A escolha deste tema justifica-se plenamente em aspecto globalizado, a maneira como o “sistema econômico capitalista” interfere no modo de vida e pensamentos da sociedade, mostra o jogo de interesses, envolvendo problemas abundantes nas classes sociais: divergência entre capital e trabalho, degradação ambiental, intensificação das classes sociais, extinção dos valores humanos apontando parte da ineficiência do capitalismo.
Objectivos
Gerais
Este trabalho teve como objetivo analisar a evolução e história do capitalismo, identificar suas principais características e falhas, para mostrar como o capitalismo interfere na vida de todos. Foi feito através de um estudo bibliográfico contextualizando divergências teóricas e problemática, com seu idealismo econômico de perfeição que resume-se em teoria.
Específicos
O presente trabalho tem como objectivos:
Analisar a evolução do capitalismo;
Identificar as suas